quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pinacoteca de SP






Pinacoteca do Estado: é o museu de arte mais antigo da cidade e certamente um dos mais importantes do país. Além das quatro famosas e recém recuperadas obras – Mulheres na janela (1926) de Di Cavalcanti ’4′, Casal (1919) de Lasar Segall ’2′, Minotauro, bebedor e mulheres (1933) e O pintor e seu modelo (1963) de Pablo Picasso, ’1′ e ’3′ respectivamente – um grande acervo de outras obras e estas cinco exposições farão parte da visita:
Intimidade: Julio Landman
A exposição apresenta cerca de 30 fotografias, coloridas que retratam a singular visão de Julio Landmann (São Paulo, 1951) sobre a natureza. Com curadoria de Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca do Estado.
Eliseu Visconti: Arte e Design
Exposição com cerca de 130 trabalhos de Eliseu Visconti (Salerno, Itália 1866 – Rio de Janeiro RJ 1944. A mostra destaca o pioneirismo e a importância de Visconti como designer e artista gráfico que, influenciado pela Arte Nouveau, produziu uma série de projetos de arte decorativa e aplicados à indústria.
Maria Bonomi – Gravura peregrina
A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta uma importante retrospectiva de uma das maiores artistas brasileiras, Maria Bonomi (Meina, Itália, 1935). A mostra, com 150 trabalhos, traz um panorama de toda sua produção, dos anos 1950 até os dias de hoje. Também serão exibidos quatro vídeos produzidos por Walter Silveira, que mostram o processo criativo da artista e a relação de suas obras com os espaços públicos.
Leopoldo Raimo, 1912-2001: Um percurso artístico
Exposição com cerca de 80 trabalhos, entre pinturas, gravuras e desenhos, de Leopoldo Raimo. Esta é a primeira grande exposição do artista em um museu.
Voltaire Fraga – Abundante cidade – Dessemelhante Bahia
A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta exposição com 100 imagens, em preto e branco, do fotógrafo baiano Voltaire Fraga (Salvador, BA, 1912 – 2006). As obras selecionadas para a exposição fazem um histórico registro da cidade de Salvador dos anos 1930 até 1960, retratando sua arquitetura, seu povo e sua religiosidade. A exposição celebra o mês da Consciência Negra. Curadoria de Diógenes Moura, da Pinacoteca do Estado.

3 comentários:

  1. oi sou o anderson de bom progresso achei muito shwou o seu blog.Muito legal mesmo continue expondo as fotos para nos adimirarmos ainda mais.

    ResponderExcluir
  2. ola eu sou o MAX de bom progresso adorei seu blog por postar coisas que eu ainda não tinha conhecido e que eu me identifiquei com isso adoraria conhecer mais de perto mais não posso um abrço.

    ResponderExcluir
  3. OIII... muito linda as fotos e as obras que visitou,continue sendo essa artista especial e esforçada que és ..que comcerteza logo alcançara o sucesso em sua carreira...Bjus de quem te ama de mais.,..MARCIELO

    ResponderExcluir