sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Criando Hieróglifo e confeccionando Papiro

No mês de abril os alunos das sétimas séries da E. M. E. F. Pe antonio Michels de São Martinho, estudaram a arte da civilização egípcia.  
No Egito Antigo a escrita mais usada era conhecida como escrita hieroglífica, pois era baseada em hieróglifos. Estes eram desenhos e símbolos que representavam idéias, conceitos e objetos. Os hieróglifos eram juntados, formando textos. Esta escrita era dominada, principalmente, pelos escribas.
Os egípcios escreviam, usando os hieróglifos, no papiro (espécie de papel feito de uma planta de mesmo nome) e também nas paredes de pirâmides, palácios e templos.
Estes hieróglifos são a principal fonte histórica para entendermos a história desta importante civilização antiga. Poucos egiptólogos (estudiosos do Egito Antigo) conseguem decifrar a escrita hieroglífica.

Curiosidade:

- Jean-François Champollion, egiptólogo e linguísta de nacionalidade francesa, fez a decifração dos hieróglifos egípcios. Isso aconteceu entre os anos de 1822 e 1824, usando a Pedra de Roseta como fonte.

Também estudamos sobre o papiro e confeccionamos releitura dos mesmos.

 Material: faixa para atadura (ou gase se curativo), cola, pó de café, copo descartável e pincel. Primeiro se desenrola a faixa e cola-a sobre folha de papel cartolina branca. A faixa deverá ser cortada para cobrir a folha . Depois dilui-se o pó do café em água morna ou mais ou menos quente (que não seja perigoso causar queimadura) num copo descartável. Com o pincel passe o café diluído sobre toda a faixa colada na folha. Ela vai ficar com aspecto envelhecido se assemelhando com o papiro.Se preferir o café pode ser misturado com a cola.
Após secar o papel os alunos fizeram desenhos de elementos da cultura grega com giz de cera (trabalhos expostos na parede, primeira foto).

Baseado neste estudo os alunos também criaram os hieróglifos das turmas e sobre um bloco de massa cerâmica escreveram frase com os hieróglifos criados, confira o resultado nas fotos que seguem:






















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário