segunda-feira, 20 de junho de 2011

A dança na escola

A Educação Infantil desempenha um papel primordial no desenvolvimento integral da criança. Lugar onde se oportuniza situações desafiadoras, as quais permitam que as crianças possam encontrar respostas por si mesmas, para suas indagações, tornando-se pessoas autônomas e críticas. A dança tem uma função pedagógica específica na escola que se traduz na criação de movimentos criativos e de livre expressão da criança. Uma das finalidades da dança na escola é permitir a criança evoluir em relação ao domínio de seu corpo, assim desenvolverá e aprimorará suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos (BARRETO 2002). 
Enquanto um processo educacional, a dança não se resume em aquisição de habilidades, mas sim, contribui para o aprimoramento de habilidades básicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. 
Segundo os  PCNs ( 2003), a dança é uma forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva, em que o aluno exercita a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade. 
Baseado na importância da dança na Educação Infantil e séries iniciais, a oficina de linguagem da dança teve por objetivo perceber qual a contribuição da dança, no desenvolvimento do processo de interação, socialização, criatividade, imaginação e expressão; e a prática da dança com os alunos da educação Infantil e séries iniciais do IEE MARIA CRISTINA CIEP, possibilitou com que se entendesse isso. Para tanto as alunas do curso normal, turma 100, juntamente com a professora de artes Janine após estudos teóricos foram para as práticas com os alunos os quais adoraram as atividades de dança realizadas. As atividades foram realizadas após a oficina nas primeiras semanas de junho.







Profe Janine e alunas da turma 100/2011

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